domingo, 22 de abril de 2012

A capacidade de se encantar

Para todos que gostam de viajar, recomendo a leitura do texto da Martha Medeiros. Para aqueles que querem mais dicas de viagens, visitem www.viajandocompuny.blogspot.com. Excelentes para quem sabe aproveitar bem a vida e para aqueles que querem aprender a curtir mais.

A capacidade de se encantar
Por: Martha Medeiros
Fonte: Revista - O GLOBO - 22 de Abril de 2012



Praia de Canasvieiras-Florianópolis-SC
As fotos que compõem esta publicação são de propriedade deste blog.

Muita gente diz que adora viajar, mas depois que volta só se recorda das coisas que deram errado. Sendo viajar uma convite ao imprevisto, lógico que algumas coisas darão errado, faz parte do pacote. Desde coisas ingratas, como a perda de uma conexão ou ter a mala extraviada, até xaropices menos relevantes, como ficar na última fila da plateia do musical ou um garçom mal-humorado não entender o seu pedido. Ainda assim, abra bem os olhos e veja onde você está: em Fernando de Noronha, em Paris, em Honolulu, em Mykonos. Poderia ser pior, não poderia?

Outro dia uma amiga que já deu a volta ao mundo uma dezena de vezes comentou que lamentava ver alguns viajantes tão blasés diante de situações que costumam maravilhar a todos. São os que fazem um safári na Namíbia e estão mais preocupados com os mosquitos do que em admirar a paisagem, ou que estão à beira do mar numa praia da Tailândia e não se conformam de ter esquecido no hotel a nécessaire com os medicamentos, ou que não saboreiam um prato espetacular porque estão ocupados calculando quanto terão que deixar de gorjeta.
Jardins de Ushuaia - Argentina
Não saboreiam nada, aliás. Estão diante das geleiras da Patagônia e não refletem sobre a imponência da natureza, estão sentados num café em Milão e não percebem a elegância dos transeuntes, entram numa gôndola em Veneza e passam o trajeto brigando contra a máquina fotográfica que emperrou, visitam Ouro Preto e não se emocionam com o tesouro da arquitetura barroca - mas se queixam das ladeiras, claro.

Vão à Provence e torcem o nariz para o cheiro dos queijos, olham para o céu estrelado do Atacama sofrendo com o excesso de silêncio, vão para Trancoso e reclamam de não ter onde usar salto alto, vão para a Índia sem informação alguma e aí estranham o gosto esquisito daquele hambúrguer: ué, não é carne de vaca, bem? Aliás, viajar sem estar minimamente informado sobre o destino escolhido é bem parecido com não ir.
Quatri Canti - Palermo - Itália
Estão assistindo a um show de música no Central Park, mas não tiram o olho do iPad. Vão ao Rio, mas têm medo de ir a Lapa. Estão em Buenos Aires, mas nem pensar em prestigiar o tango - "programa de velho!"

São os que olham tudo de cima, julgando, depreciando, como se o fato de se entregar ao local visitado fosse uma espécie de servilismo - típico daqueles que têm vergonha de serem turistas.

É muito bacana passar um longo tempo numa cidade estrangeira e adquirir hábitos comuns dos nativos para se sentir mais próximo da cultura local, mas quem pode fazer essas imersões com frequência? Na maior parte das vezes, somos turistas mesmo: estamos com um pé lá e outro cá. Então, estando lá, que nos rendamos ao inesperado, ao sublime, ao belo. Nada adianta levar o corpo para passear se a alma não sai de casa.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Promo de Adriana pelo escritor Sérgio Carmach

Para participar da promo abaixo, lançada pelo escritor Sérgio Carmach, visite o Recanto do Escritor.

Promo Adriana Aguiar Ribeiro
Sorteio de dois livros da autora

Olá, amigos!
Conforme prometemos, faremos uma promoção com dois livros da autora Adriana Aguiar Ribeiro: Puny em Alto-mar (Ed. Litteris) e Vivendo Bem com o que Você Tem (Ed. Scortecci). O primeiro é voltado para o público jovem e, além do texto, traz belas ilustrações. O segundo é voltado para os adultos e não é apenas bom de se ler, mas também muito útil. Com uma bela encadernação em papel pólen, ele dá uma excelente lição de economia doméstica (coisa que a maioria dos brasileiros precisa muito rsrs) em 91 páginas bem estruturadas.

Para participar é facílimo. Basta:
1- Seguir este blog
2- Seguir o blog da autora
3- Comentar aqui

Quando o Recanto chegar a 730 seguidores, faremos o sorteio.
Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço
Leia abaixo entrevista dada no Just Livros, pela escritora Adriana Aguiar Ribeiro.

#Entrevista - Adriana Aguiar

Posted by Just Livros on 08:47 in
Vamos conhecer um pouco sobre a autora Adriana Aguiar e seus livros?

Poderia se apresentar aos leitores do Blog?
Adriana de Almeida Aguiar Ribeiro nasceu em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, em 1966. É graduada em Administração de Empresas e Turismo. Pós-graduada em Docência Superior. É fascinada pelos intercâmbios culturais e a diversidade de idiomas, tendo vivido experiências de trabalho e estudo em países como Estados Unidos, Inglaterra e
Espanha. Visitou diversos países dos continentes Americanos e Europeu. Publicou também pela Editora Litteris, o livro Puny (2006) e pela editora Scortecci o livro Vivendo bem com o que você tem (2010).

Quando você descobriu esse seu interesse em escrever?
Comecei a escrever aos nove anos de idade primeiro poesias, depois contos e crônicas. Aos poucos comecei a elaborar histórias mais longas, que se tornaram os livros.

Tem algum ritual/costume antes de começar a escrever?
Não tenho um ritual para começar a escrever. Sinto uma comichão, uma inquietude que só se alivia após colocar as ideias no papel (hoje em dia, no computador).

O livro Puny foi seu primeiro livro publicado? Fale um pouco sobre ele.
Sim, o livro Puny foi o meu primeiro livro, seguido do Puny em Alto-mar. Neste livro a personagem faz um relato de sua vida de órfã e como soube agarrar as oportunidades oferecidas pela vida, entre mil aventuras. É um livro voltado para o público infanto-juvenil, que tem agradado bastante aos marmanjos de todas as idades.

Como a capa do livro foi escolhida?
A capa de Puny, o livro vermelho, foi elaborada por mim e desenhada pelo desenhista da editora Litteris. Queria um desenho simples que retratasse a Puny como ela é, com a coroa, que denota sua origem Real.

De onde veio à inspiração para escrever Puny?
O livro Puny foi uma ideia que se construiu ao longo de muitos anos, através de pequenas histórias criadas sobre meus cães. O livro se concretizou quando encontrei a Puny abandonada na estrada e a levei para morar comigo. Esta história está contada por ela mesma neste meu primeiro livro que no momento está esgotado, aguardando a possibilidade da segunda edição.

sábado, 14 de abril de 2012

Divulgação por Sérgio Carmach

Agradeço ao escritor Sérgio Carmach por postar em seu site a divulgação que publico abaixo.
 
Conheça Adriana Aguiar Ribeiro e seus livros

Você conhece a escritora Adriana Aguiar Ribeiro e sua obra?
Se não, dê uma olhadinha abaixo. E fique atento ao blog, pois em breve teremos uma promoção com livros da Adriana!

A autora:

Conheça o BLOG da autora
Adriana nasceu na cidade fluminense de Campos em 1966. É bacharel em Administração de Empresas, graduada em Turismo e pós-graduada em Docência Superior. Estudou na Inglaterra e nos Estados Unidos e viajou por muitos países das Américas e da Europa, a turismo ou a trabalho. Amante da natureza, hoje vive na região serrana do Rio de Janeiro. Escreve poesias e pequenas histórias desde criança. Mais tarde passou a produzir crônicas e contos. Tem três livros publicados: Puny; Puny em Alto-Mar; Vivendo Bem com o que Você Tem. Participou da Bienal de São Paulo e da Bienal de Campos em 2006. Em 2009 participou da Bienal do Rio.

Os livros:

Skoob
O livro conta a simpática história de uma cadelinha que vivia na fazenda Tomba-Raio, próxima à pequena cidade de Penedo. Puny resolve abandonar sua família, na tentativa de mudar o seu destino, e acaba recolhida por um casal. A partir daí, ela busca conquistar seus novos donos e se adaptar ao novo lar. Muitas novidades acontecem em meio a travessuras, idas ao circo e acampamentos e no convívio com seus novos amigos. No fim da história, uma surpresa: a autora revela a surpreendente origem da pequena Puny.



Skoob
O livro traz a continuação das aventuras vividas por Puny. A história relata uma viagem de quatro dias em um cruzeiro marítimo. Aqui, a cadelinha vive as mais fantásticas aventuras, como viajar dentro de uma mala, no bico de um pelicano e até no lombo de sua amiga, a baleia Topsee. No livro, o leitor vai conhecer um pouco da rotina em um navio de cruzeiros e se envolver com a preocupação dessa esperta cadelinha com a Mãe Natureza, quando ela se junta a um grupo diferente e animado. Embarque nessa viagem e participe das mais loucas aventuras vividas pela surpreendente Puny!


Skoob
"(...)Vivendo Bem com o que você Tem é fruto da ideia de que normalmente se vive bem quando se vive pelos próprios recursos. Isso gera uma sensação de independência e liberdade total. Convenhamos que um adulto que consegue arcar com suas próprias despesas não deve obediência a ninguém. Então, se conseguirmos manter o controle de nossas finanças, vivendo com o que temos, provavelmente seremos mais confiantes e tranquilos. (...) "Vivendo bem" traz uma fórmula inteligente para planejarmos nosso orçamento. E chegou num momento certo: quando devemos buscar a preservação de recursos em todos os aspectos. Enfim, mais do que um manual de gastos conscientes, é a leitura indicada para vencedores! Recomendo!" - Bruna Longobucco, escritora.


"Livro assaz inovador, muito útil, especialmente aos que compram qualquer coisa que lhes pareça novidade... E acabam endividados!!! Excelente auxílio para os que buscam tratamento para esse transtorno obsessivo-compulsivo." - Eduardo Dutra da Fonseca, escritor, psicólogo e psicoterapeuta.