domingo, 27 de maio de 2012

Capítulo IV - Usando a Criatividade

Mais um capítulo do livro Vivendo Bem com o que Você tem está disponível abaixo para os leitores do Aguiar Author. É o quarto capítulo da primeira parte do livro, que estimula o indivíduo a viver bem, com criatividade.
Boa leitura!
Adriana Aguiar Ribeiro
"Para toda falta de dinheiro devemos usar a criatividade. Ao máximo, até esgotá-la. Isto pode nos proporcionar melhor qualidade de vida.
Costumo ouvir muitas pessoas reclamando que poderiam viver melhor, mas o que as impede é a falta de dinheiro. Que a falta de cultura, lazer, qualidade de vida, é fruto da falta de recursos financeiros. Na maioria das vezes essas são as desculpas que usamos para não vivermos a vida plenamente. Dá para viver melhor, se formos mais criativos.

Como? Dou abaixo alguns exemplos de como podemos utilizar a criatividade em prol de nosso bem estar:
  • Se tiver acesso à internet, posso procurar um jornal eletrônico para me informar das últimas notícias, deixando de comprar jornais diariamente;
  • Se não posso assinar uma TV a cabo, posso procurar uma locadora que me ofereça opções de bons filmes para me distrair quando tiver tempo livre. Mas vá com cuidado! Quantas vezes locamos três filmes para um final de semana, quando mal conseguimos assistir a um? Dinheiro jogado fora, com certeza;
  • Existem boas programações culturais que são grátis. Existem boas bibliotecas com livros ótimos, novos, ‘best-sellers’. Procure pelo centro cultural de sua cidade, fique atento aos eventos proporcionados pelas prefeituras, SESC, SESI, ONGS, etc. Existem programas com aulas de balé, esporte para crianças e adultos, dentre várias atividades. Alguns cobram pequenas taxas e outros são gratuitos;
  • Praia é grátis. Cachoeira também. Se estiver apertado para comprar alguma coisa por lá, nada como um bom sanduíche, água para matar a sede, tudo levado de casa. Mas se o seu orçamento permitir, nada impede você de comer por lá mesmo, em algum restaurante, lanchonete ou outras opções. A ideia principal é que não devemos deixar de nos divertir enquanto nos lastimamos pela falta de dinheiro;
  • Na hora de receber amigos em casa, também podemos economizar sem perder o charme. Se os amigos são íntimos o suficiente, nada como aceitar a contribuição das bebidas. Ou uma sobremesa. Na elaboração dos pratos, podemos utilizar o que temos na dispensa, usando ao máximo a criatividade. Tenho uma amiga que faz delícias com pães de forma. Na verdade, por mais que ela diga que é tudo muito fácil, não consigo imitá-la com perfeição. Se ela tem um pouco de bacalhau na geladeira, consegue imprimir sofisticação a esses pratos. Mas quando o recheio é de frango desfiado, esta receita não perde em nada o seu glamour. Eu me esmero nas sopas. Sirvo com torradinhas feitas de pães dormidos. Da nata que extraio do leite depois de fervido, acrescento sal, bato e o resultado é uma saborosa manteiga caseira. Uma sopa bem temperada, com torradas frescas e manteiga caseira, pode ser a vedete de qualquer recepção informal bem-sucedida. Sem gastar muito. Hoje em dia, não faltam receitas econômicas, que andam de mãos dadas com as necessidades de racionamento que o mundo nos impõe.
Uma boa recordação que tenho da infância são os piqueniques preparados pela minha mãe que, junto aos meus irmãos, degustava à sombra de uma frondosa árvore, no campinho de futebol que ficava no fim da rua onde morávamos. Ali nos sentávamos sobre uma grande toalha de mesa para comer, conversar, rir e aproveitar a vida.
E assim, acredito que cresci forte e saudável. A falta de dinheiro não me diminuiu ou me privou de ser feliz.
Hoje, percebo que a opção pela economia não é mais uma questão de necessidade individual. Atualmente é uma questão de necessidade do planeta. A falta de recursos não é mais responsabilidade do indivíduo. É uma questão de responsabilidade da humanidade."

“A criatividade anda junto com a falta de grana.”
Arthur da Távola

Um comentário:


  1. Olá boa tarde, meu nome é waleria e sou colunista do blog de literatura, Entre Linhas.
    Meu blog que dar prioridade para a literatura nacional, por que tem muita gente que não conhece as obras maravilhosas que temos no país.
    Então gostaria de saber se você estaria interessada em ser autora parceira do Entre Linhas,
    eu ficarei muito feliz.
    Abraços

    http://planetabook.blogspot.com.br/
    Seguindo

    ResponderExcluir